Conteúdo

Nossos Artigos

O que um sistema ERP internacional mais deve atender em minha empresa

sistema ERP

O que um sistema ERP internacional mais deve atender em minha empresa?

Há muitos questionamentos sobre um sistema ERP internacional e o que ele deve atender em uma empresa. Essa dúvida é muito comum e demanda atenção porque há alguns fatores capazes tanto de viabilizar quanto inviabilizar a implementação do projeto dentro da organização.

Quando surge a necessidade da implantação de uma plataforma internacional existem algumas variáveis importantes a serem acrescidas ao projeto, aumentando sua complexidade, portanto, tudo precisa ser esclarecido inclusive para as lideranças internacionais. 

Durante o processo de escolha realizado no Brasil, existem algumas etapas essenciais que darão corpo à futura implementação, que incluem o levantamento de métricas, dados consolidados, entre outros, e que podem afetar diretamente todas as ações. 

 

Pontos de atenção para ‘ficar de olho’ antes da implementação do projeto

Quando falamos sobre a implantação é importante que ela atenda alguns requisitos, pois, quando uma empresa inicia um projeto de sistema ERP de grande porte no Brasil, existem requisitos diferentes de outros países que precisam ser contemplados. Algumas questões têm um entrave maior e podem apresentar dificuldades nos âmbitos das esferas municipais, estaduais e federais, envolvendo também compliance e governança ligados às obrigações fiscais, contábeis e financeiras.  

De acordo com um levantamento da PwC (PricewaterhouseCoopers) junto ao Banco Mundial no ano de 2020 no Brasil gastam-se acima de 1500 horas por ano para conseguir suprir as exigências fiscais e legais relacionadas a impostos nessas três esferas.

Ao considerar esses pontos na estratégia, é possível antever algumas dificuldades que possam surgir na sua empresa e para as quais você deve estar preparado. Além disso, ao contar também com uma equipe dedicada e focada em analisar os dados necessários garante-se que o projeto seja suportável tanto no Brasil quanto fora do país, servindo como base para que a matriz internacional obtenha as informações que precisa. 

O que esperar do sistema ERP? 

Crescimento e infraestrutura 

O sistema ERP precisa e deve suportar a operação da sua empresa. Considere neste quesito dois pontos importantes que ajudarão na escolha do ERP: primeiro tenha em mãos um roadmap estratégico bem-definido e segundo tenha detalhada a visão de expansão da empresa, pois o não alinhamento desses fatos podem causar problemas de usabilidade da ferramenta ao longo dos anos.

Em outros termos, é importante entender claramente a estrutura da organização e ter os seus objetivos atuais e a longo prazo estabelecidos, para evitar dores de cabeça durante ou após a implementação. 

É essencial avaliar se a melhor opção envolve um funcionamento em nuvem ou on-premisse, por exemplo, além de levantar questões como aderência a outros países e continuidade do sistema no Brasil para evitar que o ERP precise ser migrado e dê início a mudanças indesejadas na empresa. 

 

Avalie os processos internos e externos

Outro ponto que deve ser levado em consideração para que o ERP atenda às necessidades da sua operação é mapear os processos essenciais para o dia a dia do negócio, como os pontos focais que precisam estar em 1º lugar no projeto. 

Assim, delimita-se prioridades e processos subsequentes, que podem ser implementados em outros momentos, com uma personalização mais detalhada, para garantir uma entrega mais rápida e dentro do prazo estipulado. Esse quesito envolve uma maturidade organizacional para definir o que de fato deve ser levado a diante, de forma direta!

Entenda que aqui o sistema de gestão servirá para aperfeiçoar processos já existentes para sua empresa, para que a sua operação seja mais produtiva e competitiva. Por esse motivo, processos que ainda não foram definidos ou não ‘saíram do papel’ devem ficar em segunda instância no planejamento da implantação do sistema ERP.

 

O projeto deve atender os objetivos que foram definidos pela equipe dedicada

A implantação do sistema ERP requer a decisão de pessoas que estão ligadas à gestão das áreas que comtemplarão os módulos da ferramenta. Nesse caso, os key users, líderes e influenciadores têm papel fundamental na tomada de decisão e na viabilidade do software.

Essa ação se torna fundamental, pois o ERP deve atender de forma efetiva e eficiente todas as estratégias, metas, dados e compliance que são definidos pelo time dedicado e essa assertividade ocorre quando são colocadas na mesa todas as prioridades e necessidades. Quando isso não acontece, existem grandes chances de diversas solicitações surgirem para que sejam contemplados no sistema de gestão, porém muitas delas podem estar desalinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. 

As lideranças das diferentes áreas precisam estar a par do que está sendo feito, para dar sugestões e entregar uma visão analítica, contribuindo com as definições importantes.

 

Roadmap: como está envolvido na essência da implantação do sistema ERP?

O roadmap está diretamente ligado à estratégia de crescimento sólida, pois ter um mapa estratégico com as metas corporativas bem-definidas, condizentes com o propósito do projeto, permite que a partir disso a equipe focada na consultoria tenha um trabalho direcionado para a implementação e para orientar, em detalhes, sobre o que o sistema ERP deve ou não ter. 

Assim, todos os lados estão alinhados com as demandas e resultados a serem alcançados, sem surpresas futuras. E claro, sempre é possível traçar rotas alternativas no mapa para garantir que os caminhos percorridos cheguem em um destino de sucesso. 

Nesse caso, o roadmap estratégico funciona como uma verdadeira bússola no projeto, para conquistar a competitividade de mercado esperada por todos os envolvidos.

 

O que esperar da Prime IT? 

Atuando desde 2007 no mercado, nós da Prime IT levamos seriedade na entrega de projetos, bem como uma sólida metodologia de implantação de gestão empresarial focada no compromisso de “Make It Happen”, fazendo acontecer na empresa, de acordo com as necessidades dela, sem deixar a essência e propósito da organização de lado. 

Gostaria de conversar com um dos nossos especialistas sobre como implantar um sistema ERP internacional em sua empresa? Clique no botão abaixo e faça contato. 

Conheça alguns dos nossos clientes

Empresas internacionais presentes no Brasil

Serviços financeiros

Indústrias de processos – Farmacêutica

Indústrias de manufatura discreta

Serviços Advocatícios

Distribuição e Logística

Agrobusiness

Converse agora o nosso time

Preencha o formulário com seus melhores dados e entraremos em contato para conversarmos mais sobre como a Prime IT pode te ajudar.