Conteúdo

Nossos Artigos

ERP internacional no Brasil: O que você precisa saber sobre isso

ERP Internacional

ERP internacional no Brasil: O que você precisa saber sobre isso

Estar à frente da gestão de uma empresa multinacional no Brasil requer minuciosidade no controle de dados e KPIs para que eles sejam apresentados de forma clara e satisfatória para a base internacional da organização.

Porém, quando se inicia uma operação de ERP internacional no Brasil, nós esbarramos com grandes dificuldades nos âmbitos municipal, estadual e federal. Pois, é conhecido o fato do sistema fiscal brasileiro ser muito mais complexo se comparado ao sistema fiscal de diversos outros países. E o que isso acaba se tornando para a sua gestão? Um grande risco para a operação brasileira, pois dentro do sistema de gestão internacional, se despreparado para o Brasil, você não terá todo o suporte para atender as demandas fiscais do país, e consequentemente, enfrentará problemas para implantar governança fiscal, retrabalho nas entregas de obrigações fiscais e dificuldades na gestão de dados para atingir um bom nível de compliance, incorrendo também em baixa produtividade e baixa competitividade no mercado.

Existem muitos outros pontos atrelados ao bom funcionamento de um sistema ERP internacional no Brasil quando falamos de demandas fiscais, contábeis e financeiras. Te convidamos a prosseguir com a leitura para um entendimento em 360 graus sobre o cenário.

 

A implantação de um ERP internacional no Brasil pode se tornar um impasse para a operação

Nós vivemos em uma era em que os dados são conhecidos como o novo petróleo. É com base neles que tomadas de decisões são realizadas de forma estratégica. Quando se trabalha com um sistema de gestão internacional que não condiz com a realidade da operação brasileira isso pode gerar um grande entrave.

Mas o que fazer quando a base internacional exige o uso de um ERP que não está alinhado à realidade da empresa que será gerenciada em solo brasileiro? Buscar informações claras, reunir conhecimento validado e preparar um relatório para demonstrar quais são as melhores opções de softwares internacionais a serem implantados no Brasil é o melhor caminho. Pensando nisso, elaboramos um material especial para ajudar você e a sua empresa a escolher o melhor ERP internacional para ser implantado na sua operação brasileira.

Então, neste momento você, que está à frente desta gestão no Brasil, precisa ser ainda mais analítico e meticuloso para levantar as exigências necessárias nos âmbitos nacional e internacional.

 

Não decidir previamente o roadmap de crescimento pode gerar decisões equivocadas

Qual é o mapa estratégico do negócio para operação no Brasil? Esse é um dos primeiros pontos a serem estudados para realizar a escolha assertiva do ERP. Existem dois cenários possíveis e um deles pode ser o seu:
1º Uma grande operação internacional, mas com uma filial ainda pequena no Brasil;
2º Uma grande operação no Brasil, porém pequena internacionalmente ou ainda em construção fora do Brasil.

Essa diferença, independentemente de qual seja o seu cenário, leva à mesma dor. Decidir pela implantação de um sistema de ERP internacional que não está alinhado à necessidade de crescimento do negócio. Por isso, alertamos sobre a importância da definição desse roadmap, para que as necessidades de atendimento da operação ao longo do tempo – entre 24 e 48 meses primeiramente.

Ter a estratégia de crescimento definida é o que vai direcionar a melhor tomada de decisão, pois a utilização de um software que não tenha compatibilidade de transações e porte empresarial necessário acabará pressionando a operação no Brasil, e talvez até a inviabilizando. Então, neste cenário, os gestores precisam ter conhecimento detalhado e aprofundado sobre o tamanho da operação para decidir sobre o ERP internacional adequado.

 

É essencial ter uma equipe interna alinhada durante o processo de implementação

A definição dos módulos do sistema de gestão, bem como as definições de dados e índices que devem ser apresentados precisam ser estabelecidos por um conjunto de pessoas, como os key users e/ou area manager. Eles devem estar presentes para participar do projeto como um todo (processo e metodologias que serão aplicadas) para que não haja solicitações que estejam desalinhadas com o objetivo central da operação, já que durante a implementação de ERP é bem comum termos muitos pedidos para inclusão de adendos que fogem dos objetivos estratégicos. Além do mais, contar com uma equipe legítima é essencial para que se faça a escolha correta de qual sistema de gestão será implementado.

Isso deve acontecer para que a consultoria contratada possa fazer a implementação do ERP internacional no Brasil alinhada com todas as definições apontadas pelo time interno da sua empresa, além de prestar um suporte mais assertivo para todos os objetivos que serão estabelecidos adiante. A definição dessa equipe legítima para implantação do sistema de gestão é essencial para definir o escopo visando o sucesso de instalação e usabilidade do software.

Além dos módulos que são essenciais, como: fiscal, contábil, financeiro e logística, é preciso analisar milimetricamente quais outros módulos serão necessários e úteis para que a análise e levantamento de dados estejam de acordo com os objetivos de crescimento estratégico da empresa e supram todos os requisitos de compliance que são exigidos nacional e internacionalmente.

E em qual momento essa equipe dedicada deve ser definida? Logo no início do processo, pois o desejo é que a implementação seja feita de forma assertiva pela consultoria e com os objetivos da organização atendidos como um todo, garantindo que nenhum impasse apareça e dificulte toda a estrutura da operação.

Por isso, essa equipe será a responsável por determinar quais são os principais indicadores, objetivos e metas tanto do nível estratégico como do operacional. Assim, o time de consultoria conseguirá direcionar esforços para os pontos essenciais dos indicadores informados.

“Leia também ‘Transformação digital nas empresas passa pela boa gestão’, clicando aqui

 

A implementação do ERP internacional no Brasil envolve aspectos tecnológicos

Pouco se é falado sobre esse assunto, mas às vezes a tecnologia que é utilizada no sistema ERP não é compatível com a operação da sua empresa, e isso envolve dois fatores importantes, como o conhecimento técnico operacional da equipe (adoção digital) e a localização onde a operação brasileira vai funcionar.

Quando falamos de sistema de gestão temos opções de implantação em nuvem ou on-premise. Se a empresa está localizada em uma região na qual o fornecimento de conexão de internet é instável, ao selecionar um software que funciona por sistema em nuvem você terá mais dores de cabeça do que soluções.

É claro que não podemos esquecer dos desafios operacionais da ferramenta de gestão, por isso é mais eficiente e produtivo recorrer a um ERP de fácil integração com os softwares já utilizados pelos colaboradores, por exemplo, aqueles que usam o famoso Pacote Office como uma das suas bases de apresentação de informações e relacionamento com funcionalidades. Desta maneira, a relação entre o sistema de gestão e os colaboradores se torna ainda mais receptiva.

Todas essas informações que destacamos acima precisam estar no seu radar muito antes de entrar em contato com a consultoria responsável pela implementação da ferramenta de gestão, tendo em vista que esses pontos serão decisivos para execução e implementação do projeto. A falta desses dados pode desencadear diversos problemas antes, durante e depois da instalação do sistema.

Nós da Prime IT levamos a sério a possibilidade de proporcionar a você, gestor ou gestora, o melhor conhecimento sobre a utilização de um ERP internacional para operações no Brasil. Dado esse motivo, nós desenvolvemos constantemente matérias que abordam esse assunto e temos à sua disposição um time de especialistas para uma conversa esclarecedora.

Conheça alguns dos nossos clientes

Empresas internacionais presentes no Brasil

Serviços financeiros

Indústrias de processos – Farmacêutica

Indústrias de manufatura discreta

Serviços Advocatícios

Distribuição e Logística

Agrobusiness

Converse agora o nosso time

Preencha o formulário com seus melhores dados e entraremos em contato para conversarmos mais sobre como a Prime IT pode te ajudar.