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A importância da tecnologia no controle e emissão de documentos fiscais

O controle dos documentos fiscais de uma empresa pode em um primeiro momento apenas aparentar apenas uma questão burocrática, porém o departamento tributário é o responsável por garantir o compliance empresarial.
Mas é possível ser tão assertivo quando se nos deparamos em um setor que vive e respira dados e realiza todo o trabalho de forma manual? Provavelmente, não. Mas não por falta de desatenção, mas sim pela quantidade de informações e mudanças constantes nas legislações e regras fiscais e tributárias que são aplicadas no país.
Desde a promulgação da Constituição em 1988, 403.322 normas tributárias foram alteradas. As obrigações fiscais que englobam o setor empresarial privado têm poder de interferir diretamente na gestão e também na saúde financeira da instituição. Por isso, se faz necessário a aplicação da tecnologia no controle de documentos fiscais.

Por que investir na automação tributária?

A implementação de um software de gestão tributária auxilia em diversos aspectos de crescimento de uma empresa, principalmente, daquelas multinacionais que decidem abrir filiais no Brasil e precisam de adaptação para que a governança tributária estar de acordo com o país de atuação e forneça os dados importantes e preciso para frente internacional.
Ao se utilizar a tecnologia as tomadas de decisão passam a ser mais assertivas com o roadmap que foi traçado para empresa, tornando o setor tributário em uma fonte de dados que podem proporcionar economia de tempo e dinheiro. Uma vez que o time passa a analisar todas as questões tributárias de forma mais analítica, situação que não é possível de se realizar quando o processo é manual do princípio ao fim.
A gestão automatizada dos documentos fiscais permite uma averiguação 360 de todos os documentos, além de permitir um armazenado seguro para possíveis audições e confirmação de veracidade nas informações fiscais emitidas. É toda essa garantia de controle que proporciona ao setor uma maior agilidade na identificação de erros e inconsistências aos dados que são apresentados ao fisco.

Menos retrabalho e mais atenção aos detalhes nos documentos fiscais

Mitigar erros na operação é um dos principais desafios em uma empresa e quanto voltamos os olhos para o cumprimento correto da governança tributária. Essas inconsistências podem gerar multas e punições que impactam a empresa, principalmente, quando falamos de conseguir crédito no mercado.
A minimização dos erros só acontece quando a automação tributária implantada está abrangendo de forma completa a operacional de empresa.

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